Cães de estimação ficam mesmo parecidos com seus donos?

(por Anahad O’Connor)

A AFIRMAÇÃO

Alguns cachorros se parecem com seus donos.

caoparecidocomodono1

caoparecidocomodono2

caoparecidocomodono3

caoparecidocomodono4

caoparecidocomodono5

caoparecidocomodono8

caoparecidocomodono6

Campanha para a ração tal.

Em 1999 uma agência brasileira de publicidade criou esta campanha publicitária para promover a marca de ração Cesar, da Effem. A campanha se chamava “semelhança” e tinha o seguinte slogan “Ele pode ter a sua cara, mas não precisa ter a mesma comida”.

OS FATOS

Eles podem ser melhores amigos, mas será que homens e cachorros são tão ligados que tendem a “puxar” a aparência uns dos outros?

Essa é uma daquelas perguntas eternas e peculiares, pelo menos para donos de cachorros. Porém, apenas recentemente os cientistas têm observado mais de perto essa curiosidade através de estudos.Estudos que mostram como homens e cachorros assimilam a aparência uns dos outros ainda são alvo de debates

Em 2004, pesquisadores em San Diego descobriram que participantes de um estudo puderam algumas vezes emparelhar corretamente imagens de donos de cachorros com seus animais, mas somente quanto os cães eram de raça pura. Características simples, como cabelo e tamanho, tiveram uma importância menor que itens como expressão facial.

No mesmo ano, psicólogos da Universidade da Carolina do Sul desafiaram as descobertas num estudo separado, apontando falhas na elaboração da pesquisa. Quando os pesquisadores de San Diego rebateram com uma nova análise que confirmou as descobertas iniciais, o debate parecia entrar num impasse.

No começo deste ano, um cientista na Inglaterra se juntou à briga, com um estudo no qual 70 participantes foram orientados a emparelhar imagens de 41 donos de cachorros a uma de várias raças. Eles conseguiram emparelhar com sucesso mais da metade das vezes.

Similarmente ao estudo de San Diego, os participantes contaram, mais tarde, terem emparelhado as imagens buscando traços de personalidade que, segundo eles, seriam compartilhados pelos cães e seus donos. Os cientistas suspeitam que algumas pessoas buscam certos traços ou predisposições que refletem sua própria personalidade, quando escolhem um cachorro.

A CONCLUSÃO

Alguns estudos argumentam que cachorros podem se parecer com seus donos, mas essas pesquisas ainda são alvo de debates.

Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree