Migrar ou não migrar para o Windows 7?

Sempre que a Microsoft lança um novo Windows a pergunta é sempre a mesma: mudar ou não mudar? A resposta não é fácil de obter, e depende do tipo de usuário. Deixando de lado a versão para servidores, analisemos quais são os grupos de usuários que precisarão fazer sua opção:

1. Pessoas que precisam ou querem estar sempre com a última versão de tudo,
2. Pessoas que atualmente usam Macintosh ou Linux,
3. Aqueles que estão satisfeitos com o XP e não parecem ter interesse em mudanças,
4. Quem experimentou e não gostou do Vista, mas pode estar curioso a respeito do Windows 7,
5. Quem já está usando o Vista, e finalmente
6. Todos os demais usuários de Windows.

Analisemos o que acontece em cada um destes públicos:

1. Pessoas que precisam ou querem estar sempre com a última versão de tudo
Se você for um profissional da área de sistemas ou adora ter novos brinquedinhos para se divertir, a resposta certamente será um sonoro “SIM, PORQUE NÃO?!?!?”. Se você gosta de explorar um novo sistema operacional e não se importa com os pequenos (ou grandes) problemas que certamente aparecerão na migração, você não tem nada a perder exceto aqueles aplicatvos e equipamentos antigos que tem usado até o presente momento. Certamente, este não é um grupo muito grande.

2. Pessoas que atualmente usam Macintosh ou Linux
Bem, neste caso… acho que eles simplesmente ignorarão o novo Windows ou pior, o acharão ridículo e patético, como sem foi. Nada a dizer para este grupo: se estão satisfeitos com seus Macs ou micros com Linux que continuem assim. O Windows 7 nada tem a oferecer para este pessoal que os faça mudar de idéia.

3. Aqueles que estão satisfeitos com o XP e não parecem ter interesse em mudanças
Se você NÃO tem equipamento suficiente para rodar o novo Windows 7, então poderá até pular este tópico, a não ser que esteja planejando fazer um upgrade ou comprar uma máquina nova. Pois então, quem TEM um micro à altura do Windows Vista e que, portanto, poderá também rodar o Windows 7 tranqüilamente, talvez se interesse por esta análise que mostramos a seguir:

O Windows XP é um excelente sistema operacional, até por isso é que a maior parte dos computadores (mais de 80%) rodam com ele. O suporte da Microsoft ao XP foi estendido até abril de 2014, portanto, nada existe existe que o force a migrar para o Windows 7 nos próximos tempos.
Aliás, cabe aqui uma consideração interessante. A Microsoft está fazendo de tudo para que seus consumidores se esqueçam do XP. Parece ilógico, pois a mesma empresa que criou o mais popular sistema operacional de todos os tempos não quer mais vendê-lo. É como se o McDonalds resolvesse não vender mais Big Macs ou se a Coca-Cola parasse de produzir refrigerantes… Entretanto, assim funciona o capitalismo, é a tal “da obsolescência programada”.
Além deste fator, ou seja, que as Microsoft deixou de considerar o XP como seu filho mais importante, existe a parte técnica do Windows 7. Em especial, o Windows 7 é que vai passar a receber o melhor suporte ao hardware e às novas medidas de segurança. Com isso, o XP começará a ficar mais e mais defasado nos próximos anos.
Assim, para este grupo que usa o XP mas tem hardware para rodar o Vista, o que podemos dizer é que você poderá até rodar seu querido XP por mais algum tempo, mas logo precisará considerar seriamente a mudança para o Windows 7, goste dele ou não.

4. Quem experimentou e não gostou do Vista, mas está curioso a respeito do Windows 7
Para este grupo, devemos dizer que o Windows 7 é realmente um Vista revisitado mas… justiça seja feita: se o produto final estiver igual à versão de testes (“RC”), podemos afirmar que o Windows 7 é, na verdade, o que o Vista deveria ter sido desde o começo.

O Windows 7 parece ser mais leve e roda de maneira aceitável na maior parte dos micros antigos que não conseguem rodar o Vista. Os problemas de compatibilidade com aplicativos e dispositivos de hardware também foram resolvidos, de uma forma ou de outra. Analisaremos mais adiante as diferenças trazidas pelo Windows 7, mas por enquanto basta dizer para este grupo que o Windows 7 é bem-vindo, e que se você não gostou do Vista merece tentar ao menos a versão de testes do Windows 7 que pode ser baixada gratuitamente do site da Microsoft e, quem sabe, você vai se surpreender ao ver que o Vista parece um rascunho mal feito do Windows 7.
Ao que tudo indica, o Windows 7 veio para ficar. Esqueça o Vista e o XP, viva o Windows 7!

Em Resumo

O Vista SP2 é “quase” tão bom quanto o Windows 7, mas no uso diário o novo Windows 7 tem um “algo mais” que o faz parecer mais rápido e eficiente. A Microsoft mudou muita coisa internamente: deve ter mudado até a equipe que desenvolveu o Vista, alterou sua estratégia de marketing e de comunicação com o consumidor, e o resultado está aí: acho que o Windows 7 será um sucesso e vai enterrar definitivamente o XP e o Vista ao mesmo tempo em uma vala comum. Mas só o tempo dirá se estou certo…

admin

admin

VEJA TAMBÉM