Review: SteelSeries 5HV2

Introdução

Desenvolver um produto top de linha não é, nem nunca será, uma tarefa fácil. E se torna ainda mais complexa quando já existem fortes concorrentes no mercado e até mesmo dentro da própria empresa. Mesmo assim foi um desafio que a SteelSeries resolveu correr ao desenvolver o headset SteelSeries 5HV2 USB.

Para quem ainda não sabe a SteelSeries é uma empresa destinada a fornecer produtos a jogadores profissionais ou entusiastas, é reconhecidamente uma das maiores do setor, patrocinando diversos eventos e a maioria das melhores equipes de e-sport do mundo.
Apesar de a empresa ter iniciado seu crescimento partindo da construção de mousepads, hoje a SteelSeries produz produtos como teclados, mouses, headphones, mousepads e outros utilitários para gamers.
A SteelSeries tem um grande desafio, produzir um headset de alto desempenho em jogos que seja superior aos ótimos 4H e Siberia, pegando o que ambos tem de melhor, aprimorando e unindo em um único produto.
O heaphone 5H teve sua primeira versão lançada em 2005 recebendo ótimas notas dos críticos. Essa nova versão veio com o intuito de resolver as poucas queixas que a versão original recebeu como o microfone, tamanho e conforto.

Vale ressaltar a importância que a empresa dá ao segmento de gamers profissionais. Encontrar um headset de altíssima qualidade não é uma tarefa das mais difíceis, porém o que muitos costumam esquecer é que pouco importa um headphone top de linha se você não possui uma boa placa de som para fornecer áudio de alta qualidade e que faça uso de surround.

Pensando nisso a SteelSeries oferece ao mercado uma linha de headphones que já acompanham placas de som USB, assegurando a todos que você realmente estará extraindo todo o potencial de seu produto.
Falaremos nas próximas páginas um pouco mais sobre o SteelSeries 5HV2 USB e discutiremos se ele é realmente uma boa opção para jogadores profissionais.

Design e primeiras impressões
O Headset 5HV2 vem em uma embalagem de plástico bem rígida que não precisa ser danificada para retirar o produto, podendo ser facilmente reutilizada em outras ocasiões.

normal_img_1497

A única recomendação e falha que achei na embalagem foi o tipo do plástico utilizado, apesar de ser bastante fino e rígido, também é amolado, podendo causar alguma escoriação mínima em caso de desatenção.

O headset vem muito bem embalado e acompanha:
– Manual de uso.
– Certificado de garantia.
– Extensor de cabo P2.

– Placa de som USB.

2

Ao segurar o produto fica claro que é bem exclusivo, realmente construído para profissionais. O headset passa a sensação de robustez, firmeza e durabilidade, apesar de seu corpo ser de plástico é mais pesado que a maioria encontrada no mercado. Apesar da grande e relativa alta quantidade de dobradiças não se escuta nenhum estalar, ranger ou qualquer tipo de barulho.
Após examinar meticulosamente os lados e arestas não é possível detectar nenhum sinal de mau acabamento, tudo é muito bem encaixado e pintado. Apesar de ser um produto relativamente flexível nota-se que a maior preocupação foi com a durabilidade do produto, apenas no corpo exterior são utilizados 20 parafusos de fixação, o que garante a firmeza.

3

O SteelSeries 5HV2 possui o mesmo sistema de microfone utilizado pelos headsets da linha H, bem parecidos com o do 3H e 4H. Isso quer dizer, microfone retrátil que quando não estiver em uso pode ser recolhido completamente para dentro do fone esquerdo.

4

Estamos falando de um produto top de linha, exclusivo, usado por gamers profissionais em campeonatos mundiais. Por causa disso a SteelSeries apresentou nesse headset uma característica ainda inédita dentre todos os modelos da SteelSeries, a capacidade de ser desmontado para ser levado em viagens.

5

Cada fone é conectado a haste principal através de presilhas e liga-se através de contatos banhado a ouro que impedem qualquer tipo de interferência na hora da transmissão. Realmente uma ótima idéia para aqueles que precisam levar o headphone para todo lugar sem ter medo de danificá-lo.

6

O Headset 5HV2 apresenta controle de volume dos headphones e controle do microfone no cabo, por sinal revestido de malha para melhor durabilidade e flexibilidade. O grande destaque desse controle é a possibilidade de não apenas ligar ou desligar o microfone, mas sim ajustar o nível de ruído. Existem três opções de ajuste do microfone, desligado, low e high. No low ele funciona normalmente no volume e captura de ruídos convencionais, no high ele capta com enorme sensibilidade todo e qualquer barulho ao redor da pessoa, útil em algumas ocasiões.

7

Outra vantagem desse controle é apresentar todas essas funcionalidades em um corpo muito enxuto e leve, não “puxando” o fone para baixo como de costume. Além disso, apresenta um clipe de fixação para ser usado em roupas caso a pessoa deseje manter o controle perto para rápido acesso.

Especificações

Especificação do Headphone:

– Frequência: 16 – 28.000 Hz.
– Impedância: 40 Ohm.
– SPL@ 1kHz, 1V rms: 110 dB.
– Comprimento do cabo: 1,0 m + 2,0 m (extensor) = 3,0 m.
– Conectores: 3.5 mm (P2).

Especificações do Microfone:

– Frequência: 75 – 16.000 Hz.
– Captação: Unidirecional.
– Sensibilidade: -38dB.
– Impedância: 2k Ohm.
Especificação da placa de som:
– USB: 2.0.
– Surround Sound: Virtual 7.1.
– Equalizador: 12 canais.
– Conexões: Stereo 3.5 mm (P2) e Microfone 3.5 mm (P2).
– Sistemas Operacionais suportados: Win XP, Vista, Win 2000, Win ME, Win 98 e Mac OS. Suporte a 64 bits.

Podemos ver que em termos de especificações ele se assemelha muito ao SteelSeries Siberia, também avaliado pelo FórumPCs, sendo a maior diferença entre eles o design, o conceito. Já que em termos técnicos são bem parecidos.

Placa de Som USB e Testes

Como mencionei na introdução dessa resenha, de pouco adianta um headset de altíssima qualidade sonora se o usuário não possui uma boa placa de som capaz de proporcionar ao equipamento as condições ideais de funcionamento.

Foi pensando nesse grande problema enfrentado por gamers de todo o mundo que a SteelSeries fez um acordo com a ótima empresa de placas de som C-Media, desenvolvendo placas de som USB exclusivas para seus modelos de luxo, como o Siberia e o 5HV2.

8

Maldosamente não comentei quase nada sobre a placa de som apenas para criar certa expectativa, é óbvio que pelo menos uma parte desse artigo iria ser dedicada à placa de som e seus recursos.
A primeira vista é um equipamento bem simples, leve e pequeno, possui duas saídas, uma de áudio stereo e outra para microfone. Se conectando ao computador pela porta USB, portanto todo o Headset é um periférico USB.
Sua instalação ocorre de forma bem simples, não apresentando qualquer tipo de problema para o usuário, mesmo aqueles que possuem sistema 64 bits como eu. Por baixo dessa diminuta placa de som está o chip C-Media otimizado exclusivamente para os equipamentos da SteelSeries.
A placa de som apresenta configuração mais enxuta e modesta que as placas de som onboard top de linha da Realtek, porém conta com Virtual Surround 7.1, sendo essa a única tecnologia que realmente interessa no caso do SteelSeries 5HV2.
Apesar de bem simples o driver permite a configuração do surround, posicionamento das caixas, escolher o tipo da saída do áudio, equalizador, karaokê e configurações do microfone.

Para atestar a qualidade da placa de som USB configurei minha Razer Barracura AC-1 exatamente da mesma forma que a C-Media, ativando o Virtual Surround 7.1 e mantendo o posicionando nas caixas de som. Também ativei Supreme FX II da Maximus Formula, tentando ao máximo configurar de forma equivalente.

Ficou claro que a Maximus Formula não fez frente as duas por ser uma solução mais antiga e não privilegiar o uso de headphones. Surpreendentemente não notei diferença na qualidade sonora entre a Razer Barracuda AC-1 e a da SteelSeries. Não estou dizendo que a pequena placa C-Media é competidora de qualquer forma a Razer, estou dizendo apenas que ela cumpre bem o que propõe que é apresentar um ótimo efeito 7.1 em jogos.
Para testar o headset optei por uma bateria de filmes, música e claro, jogos. Estou testando o 5HV2 a mais de um mês, sendo ele meu principal sistema de som, a mais de três semanas não ligo meu receiver Sony HT-S1100 ou ativo a Razer Barracuda AC-1.
Teste 1: Filme – DTS
Possuo um DVD especial de demonstração da DTS (tecnologia concorrente da Dolby Digital) com uma série de clipes de filmes que fazem ótimo uso de tecnologia surround como Velozes e Furiosos, Falcão Negro em Perigo e O resgate do soldado Ryan.
O SteelSeries 5HV2 se saiu bem no quesito surround, oferecendo um 7.1 convincente ao usuário. Porém foi também perceptível certa falta de graves em determinadas explosões.
Teste 2: Música – The Three Tenors e Carl Orff
Que forma melhor para testar a qualidade do áudio de um produto do que escutar uma orquestra? Para essa tarefa fiz uso do DVD instrumental dos Três Tenores, e também do DVD de Carl Orff, Carmina Burana, mas precisamente o trecho O Fortuna.
Também testei fazendo uso de MP3 e FLAC convencionais com bandas como ZZ Top, Dave Matthews Band e Blind Guardian. a

Conclusão

Mas antes de continuar essa resenha gostaria de lembrar aos usuários a dificuldade de escrever sobre um produto desse estilo. Headsets, mouses, teclados, caixas de som são produtos que são avaliados unicamente baseados na opinião pessoal do testador e não em aspectos técnicos que garantem o sucesso ou fracasso em valores.

Além disso, estamos falando de um produto top de linha, não voltado ao público geral e sim a entusiastas e jogadores profissionais, portanto aspectos como custo\benefício não poderiam ser usados como fator determinante. Seria a mesma coisa de reclamar do preço de uma McLaren F1 ao compará-la a qualquer outro esportivo produzido em série.

Tendo dito isso gostaria de dizer que o headset SteelSeries 5HV2 é um ótimo produto que certamente agradará qualquer gamer profissional ou entusiasta extremo. Não é um produto barato, porém o comprador terá a certeza que estará adquirindo realmente um produto diferenciado, que vale seu preço.

O conforto e a qualidade sonora, proporcionada também pela placa de som USB da C-Media, o tornam um sistema de som ideal para uma única pessoa. Em termos de valores, para equiparar a qualidade sonora desse sistema seria necessária a aquisição de uma placa de som off board e caixas acústicas que resultaria em um gasto de três ou quatro vezes a mais que o headset em si.

Mas vale ressaltar que o conjunto foi construído voltado exclusivamente para games, sendo, sem a menor dúvida, uma das melhores opções nesse segmento. Porém caso a prioridade do usuário não seja jogo e sim música e filmes, o SteelSeries 5HV2 não seria a melhor opção. Apesar de reproduzir esses conteúdos com competência pelo seu preço é possível encontrar opções melhores.

Mesmo sendo um produto caro o 5HV2 não sofre tanto com o “fator Brasil”, seu alto preço no mercado nacional deve-se ao fato de também possuir alto preço no mercado internacional. Felizmente para nós brasileiros a SteelSeries possui distribuição no mercado nacional, o que garante um preço mais amigável aos interessados.

Seu preço no mercado internacional gira em torno de $100, no mercado nacional é possível encontrá-lo por R$400,00 ou até por R$320,00 para as versões sem a placa USB. Sendo uma ótima opção para jogadores profissionais ou qualquer pessoal que leva jogos a sério.

Fonte:  Forum Pcs

admin

admin

VEJA TAMBÉM