Levar um “beijo” de seu cão não faz mal

Estudo demonstra que levar uma lambida do cachorro ou dividir a cama com ele não oferece tanto risco à saúde como se pensa

Veterinária ressalta a importância de lavar as mãos antes e depois de brincar com os animais

Veterinária ressalta a importância de lavar as mãos antes e depois de brincar com os animais

Uma pesquisa realizada pela veterinária Kate Stenske, da Kansas State University, mostrou que o contato próximo entre cães e os seus donos não traz riscos para a saúde humana. Segundo a pesquisadora, dormir ao lado do cão de estimação ou levar uma lambida no rosto não causa doenças.

O estudo de Kate, que será publicado na próxima edição do American Journal of Veterinary Research, analisou os riscos relacionados à bactéria Escherichia coli, causadora de problemas comuns como infecções intestinais. Para isso, a veterinária coletou amostras de fezes de cães e de seus proprietários.

A pesquisa demonstrou que, na maioria dos casos, o micro-organismo encontrado nos seres humanos é mais resistente – e, por isso, mais perigoso à saúde – do que o encontrado entre os cães. Em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam o mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso quer dizer que, na maior parte das vezes, os humanos são mais perigosos para os cães – ao transmitir uma bactéria mais resistente – do que o contrário. Apesar disso, Kate recomenda sempre ter bom senso na prática da higiene pessoal: é fundamental lavar bem as mãos antes de preparar alguma refeição ou de brincar com seu cachorro, por exemplo.

A veterinária afirma ainda que o interesse pelo tema nasceu em função da relação quase paternal que os donos desenvolvem com seus cachorros de estimação. “Há estudos que mostram que 84% das pessoas dizem o cão é como um filho para eles”, diz. Para Kate, a conclusão de seu estudo traz vantagens físicas e psicológicas para cães e proprietários, uma vez que libera os carinhos entre eles.

O próximo passo, segundo Kate, é analisar a relação da E. coli em gatos e seus proprietários. Segundo a veterinária, o estudo pode trazer novidades sobre o tema, já que a relação entre felinos e humanos é diferente da nossa relação com os cães.

Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

Leave a comment Levar um “beijo” de seu cão não faz mal

  1. Allannah disse:

    Oii!
    Adorei a matéria e com certeza os cães não nos oferecem tanto perigo quanto algumas pensam :)
    Muito bom o blgo :D

    Beijo :*

  2. Marcello Berriel disse:

    Obrigado por ler o nosso blog Alannah! Sua visita e seus comentários serão sempre bem vindos. Vamos abrir um canal de sugestões em breve para que todos possam colaborar com idéias e o que gostariam de conhecer sobre nossos amigos de 4 patas.

  3. Mônica Uchimura disse:

    Tenho certeza absoluta que os nossos cães nos responde exatamente àquilo que damos e fazemos a eles.
    Durmo, rolo, brinco, corro, passeio, assito TV com os meus quatro dogs. Todos nós somos super saudáveis!! Acho que as pessoas deveriam desencanar com algumas coisas que por fim, viram preconceito. Gostei muito da matéria! Esse tipo de informação deveria ser mais divulgada para as pessoas pararem de achar que porque cachorros são cachorros que nos passam doenças, são sujos… e por aí vai.
    Enfim… Achei muito show!

  4. Mah disse:

    Eu nunca dispensei um beijinho dos meus filhos peludos e nem eles aos meus. Tenho 3 cães, 5 gatas e 2 porquinhos-da-índia. Todos bem espertos, carinhosos, mimados e comunicativos… Aliás, acho desconfio que nem precisem falar, viu?
    Abraços.

  5. Fabi disse:

    Muito legal seu esclarecimento sobre aslambidas, porque eu não resisto tbém e deixo todos me beijar e me lamber.
    Além do mais eu escovo os dentes deles diariamente, e de 6em 6 meses eles fazem periodontia. sem contar quetodosseconsultam de2 em 2meses parasaber sempre se estão saúdaveis. E eu ainda durmo com 2 dos 7 hehe.
    Parabéns pela matéria , vou mostrar para minhamãeq as vzs reclama disso. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree