Lhasa Apso

LHASA_APSO_06

O Lhasa Apso é um cão muito antigo – alguns historiadores acreditam que a raça tenha pelo menos 500 anos – , e seu nome não deixa dúvidas quanto ao seu local de origem: o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa. Segundo alguns, o Apso do nome da raça seria uma derivação da palavra tibetana apsoo, que significa ovelha, o que pode ser considerado uma referência à aparência e textura áspera de seu pelo. Outros estudiosos atribuem o “Apso” de seu nome à sua função original: ser o sentinela do palácio de Potala, residência do Dalai Lama no Tibet, e para justificar esta interpretação evocam o nome original da raça: Apso seng kye, que seria o equivalente a ‘cão de sentinela que ruge como um leão’.

Durante toda a fase inicial da raça, ainda em seu país de origem, o Lhasa era considerado um cão sagrado, e os budistas acreditavam ser uma encarnação de antigos lamas. Acompanhavam os monges onde quer que fossem e tinham como função zelar pelas propriedades dando o alerta ao menor sinal, uma vez que a raça era reconhecida por sua audição extremamente sensível. Acreditava-se ainda, que os Lhasas seriam capazes de prever avalanches nas montanhas.

Estes pequenos cães foram representados em inúmeros trabalhos em artesanato de madeira, cerâmica, porcelana e seda e era freqüentemente colocados em lugar de destaque nos altares domésticos.

Sua condição de ‘cão sagrado’ determinava que eles jamais deveriam ser trocados por dinheiro e ganhar um Lhasa era um sinal de apreço extremo e de boa condição social. Alguns exemplares eram também encontrados nas cortes reais da China e do Japão.

Meanie300pogota_op_638x800

Do Oriente os Lhasas iniciaram sua expansão a partir da Inglaterra, onde acredita-se que os primeiros exemplares tenham chegado em 1900, pelas mãos de oficiais do exército britânico, especialmente o Cel. Bailey, considerado o introdutor da raça no Ocidente. Nos EUA, a raça chegou apenas em 1933, pelas mãos do próprio Dalai Lama. Já no Brasil, a raça só chegou em 1966.

Personalidade

O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida e característica: late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só, e uma vez eleito, o dono será o centro do seu universo.

Apesar de seu aspecto de pelúcia, não é um cão de ‘colo’ e aprecia muito estar no ‘seu canto’, longe de agitações. Por estas características de apego à tranqüilidade, não é um cão muito recomendado para casas com crianças pequenas e/ou agitadas, porque ele certamente fugirá delas.

É considerada ideal para pessoas que moram sozinhas uma vez que, ao contrário da grande maioria das raças, encara bem a solidão sem se transformar num cão destrutivo ou barulhento. Também não exige muitos exercícios ou passeios diários.

Outra característica importante é que, apesar de sua reserva com pessoas estranhas e mesmo sua grande independência em relação às pessoas da casa, é inadmissível para a raça, cães agressivos ou mordedores..

Filhote

O bom filhote deve apresentar desde cedo parte das características de personalidade do cão adulto. É brincalhão entre seus irmãos, por exemplo, e até gosta de uma brincadeira com bola, mas não é do tipo que passará longos períodos em atividade. É nesta fase da infância que ele ‘escolherá’ seu dono, e deixará claro quem é o eleito e a ele dedicará todas as atenções e carinhos.

lhasa-apso

Normalmente amadurece com cerca de um ano, adquirindo aí a tranqüilidade típica da raça.

O dono deve procurar acostumar desde cedo o filhote com os rituais de toalete, como escovação da pelagem e banhos.

Pelagem

A pelagem do Lhasa requer bastante cuidado e manutenção para ter o aspecto ser exuberante e saudável dos melhores exemplares. Recomenda-se que a escovação do cão adulto seja diária, de preferência com escovas metálicas, evitando assim a formação de nós nos pelos.

O banho deve ser dado uma ou duas vezes por mês, tomando extremo cuidado para que a secagem dos pelos seja bem feita, evitando assim o aparecimento de problemas de pele.

Cores

Segundo o padrão oficial, o Lhasa pode ter uma grande variedade de cores (dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho). Todas as cores são igualmente aceitáveis e não há preferência de uma sobre outra.

Problemas comuns à raça

Normalmente os Lhasas são cães bastante resistentes a doenças. No entanto, até em função de sua vasta pelagem é ela quem precisa de mais atenção.

  • Dermatites são a principal doença apresentada pelos cães. Os sintomas das dermatites são pequenos pontos avermelhados, caspinhas e coceiras na pele. Quando o caso é grave, pode desencadear infecções bacterianas no local. Alguns exemplares podem apresentar uma maior sensibilidade alérgica, normalmente à pulgas.
  • Conjuntivite – inflamação das mucosas dos olhos, normalmente provocadas pela irritação provocada pelos pêlos que caem sobre os olhos. Para evitar, recomenda-se prender a franja.
Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

14 Comments to Lhasa Apso

  1. [...] Retriever … em PugJack Russell Terrier… em GreyhoundJack Russell Terrier… em Lhasa ApsoGreyhound « Ca… em WeimaranerVira-lata « Ca… em Weimaraner Meu Maior ibope [...]

  2. [...] Retriever … em PugJack Russell Terrier… em GreyhoundJack Russell Terrier… em Lhasa ApsoGreyhound « Ca… em WeimaranerVira-lata « Ca… em Weimaraner Meu Maior ibope [...]

  3. [...] Retriever … em PugJack Russell Terrier… em GreyhoundJack Russell Terrier… em Lhasa ApsoGreyhound « Ca… em WeimaranerVira-lata « Ca… em Weimaraner Meu Maior ibope [...]

  4. [...] Dachshund « Ca… em Lhasa ApsoPug « Cachorro… em Lhasa ApsoGolden Retriever … em PugJack Russell [...]

  5. [...] Dachshund « Ca… em Lhasa ApsoPug « Cachorro… em Lhasa ApsoGolden Retriever … em PugJack Russell [...]

  6. Paula Andrade disse:

    Muito bom! Faltou apenas mencionar que essa raça, assim como o Beagle, também tem um representante nos quadrinhos: o Floquinho, cachorro do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica. :D

  7. Marcello Berriel disse:

    Olá Paula!

    Obrigado por acompanhar nosso Blog! Não lembrava o nome do cachorro do Cebolinha, mas lembrei da imagem dele, vou fazer uma atualização pela sua dica! Abs,

    Marcello Berriel

  8. thais disse:

    oi!tenho um lhasa apso de 6 meses e ele é muito brincalhão,mas eu não sei como fazer para ele me deixar escovar! :D .Ele pensa que a escova é um brinquedo o que eu faço???
    podem me ajudar por favor

  9. Francis Henrique disse:

    Olá,tudo bem!!

    Tenho dois lhasa e queria coloca-los pra participar de competições, eles são muito lindos,como fazer para escrevelo-los?

  10. Renata disse:

    Oi! Tenho uma lhasa apso de 3 meses, e esta ficando cada vez pior para escova-la, ela morde muito e rosna (fica muito brava. O que posso fazer para que ela não fique tão dificil cuidar dela? (desde ja muit obrigada por todos os exclarecimentos)

  11. GabiLovesick disse:

    Ola Renata,

    filhotes, até 1 ano e meio; 2 anos, estão na adolescencia. É nessa fase que eles tentam de tudo para conseguir a dominancia e se colocarem como “chefes da matilha”. Nesse periodo é muito importante que você mostre que você é quem manda.

    O que você pode fazer para ela associar a escovação com um momento gostoso, é oferecer toda vez que lhe escovar um pouquinho um pedaço de petisco; assim ela irá associar a escovação como algo bom.

    Boa Sorte,

    Dra. Gabi

  12. ELIZABETH disse:

    OLA DRa. GABI, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER PELA MINHA LHASA APSO, A (VALENTINA),QUE TEM 3 ANOS,JA USEI TODO TIPO OU QUASE TODOS PARA ACABAR COM AS PULGAS DELA, ELA É CRIADA DENTRO DE CASA E FAZ PARTE DA FAMILIA, MUITO OBEDIENTE E CAPRICHOSA, JA USAMOS FRONTLINE,(NAO RESOLVEU), CAPSTAR(ESSE MOMENTANEO,SO FAZ EFEITO NO DIA) E PRACTIC,QUE ESTA MAIS OU MENOS AJUDANDO,(DOSE UNICA),JA FIZ ATE REMEDIOS CASEIROS E NADA RESOLVEU, AS PULGAS VAO E VEM NOVAMENTE,CRIADA EM AMBIENTE LIMPO,BANHO UMA VEZ POR SEMANA POR CAUSA DAS PULGAS,E SEMPRE ESCOVADA. SOCORRO O QUE DEVO FAZER? AGUARDO ANCIOSAMENTE SUA RESPOSTA E AGRADEÇO DESDE JA. UM ABRAÇO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree