Cães policiais de Santa Catarina

Por Cristina Lima Barreto

ARTPMSC01082006032254920229

ARTPMSC31072006061734920229

ARTPMSC31072006061724920229

O Capitão Claudionir de Souza, comandante da Companhia de Policiamento com Cães da Polícia Militar de SC confirma a importância dos cães para a polícia e sociedade. Eles são grandes aliados na fiscalização, segurança e ordem dos locais públicos.

Segundo o Capitão Souza, as vantagens da utilização do cão na polícia são:

  • eles causam impacto psicológico muito bom nas ocorrências;
  • auxiliam no combate ao narcotráfico;
  • economizam tempo e pessoal na localização das drogas;
  • nas abordagens expõem menos o policial ao risco de vida;
  • possibilitam maior e melhor precisão no rastreamento e varredura em buscas na mata;
  • auxiliam no combate ao crime.

ARTPMSC31072006062406920229

Os cães recebem treinamento diário feito por cada policial que é responsável por seu cão. É um trabalho contínuo que exige dedicação, esforço, competência e acima de tudo um grande amor ao cão.

Começando a partir dos 8 meses de idade e tendo uma vida útil de trabalho de 8 anos de serviços prestados ou 10 anos de idade, em média, o treinamento canino é intenso e reforçado todos os dias para exercitar o condicionamento.

Estes cães além do trabalho árduo e profissional contra a criminalidade, também fazem demonstrações em solenidades militares e civis.

O canil da Polícia Militar também está aberto ao público, através de ofício, para visitação de escolas mostrando aos visitantes a utilidade e importância do cão policial.

ARTPMSC31072006062959920229

ARTPMSC31072006062810920229

Vários destes cães já se destacaram no ofício de cão farejador de droga, como é o caso da Labradora Mel – que já fez a apreensão de mais de 5 quilos de pasta de cocaína em Barreiros numa operação conjunta com o DEIC e o Beagle Bonno – que farejou escondido na tampa traseira de uma caminhonete com fundo falso, mais de 2 quilos de pasta de cocaína e outras drogas.

Além deles ainda se destacam com várias “Honras ao Mérito” – o Pastor Alemão Tander, Johnny, Taigor e outro Labrador – Athos, entre outros. Todos sempre dispostos a cooperar e tentar acabar com a criminalidade em nossa cidade.

Desde 1980 começaram as atividades do canil da Polícia Militar. De lá para cá muitos cursos de treinamento foram realizados aprimorando, cada vez mais, a eficiência do trabalho, inclusive com a participação de policiais especializados da SWAT.

Um dos cursos mais modernos em treinamento de cães farejadores dos Estados Unidos que se chama K-9, também já foi realizado em Florianópolis.

O termo K-9 começou a ser utilizado pela polícia norte-americana para designar a seção encarregada de treinar e utilizar cães nas missões de segurança dos departamentos de polícia do país. Este termo se popularizou em todo o mundo e hoje serve para designar atividade de treinamento avançado do cão para a função de defesa e segurança.

Dentre os adestramentos, os cães podem ser treinados para dois tipos de alerta quando percebem a droga: o alerta ativo – ocorre quando o cão é treinado para dar uma resposta entusiástica, arranhando e mordendo o local onde a droga está escondida, e o alerta passivo – quando o cão senta ao lado dos suspeitos ou do local onde a droga está escondida ou realiza um movimento previamente determinado para indicar através do sinal, o local do esconderijo da substância entorpecente.

Os cães que são treinados no sistema de alerta ativo, geralmente trabalham em locais abertos e de difícil acesso, enquanto que os cães treinados no alerta passivo são, usualmente, utilizados no contato direto com o ser humano.

P.S. – seja qual for o tipo de treinamento, o cão jamais terá contato com a droga ou será recompensado com drogas. A base do sistema é o condicionamento positivo para brincadeira e para a caça. fonte: Vida de Cão.

Todos estes cursos de obediência, guarda e proteção, abordagem de edificações, busca de pessoas através do rastreamento, farejamento de drogas e o K-9, possibilitam, cada vez mais, o aprimoramento e a excelência da qualidade nos treinamentos destes cães da Polícia Militar – que zelam pela nossa segurança e bem estar, desta que é considerada a capital com melhor qualidade de vida do país, graças aos nossos Policiais e aos nossos especiais amigos peludos “policiais”.

Este é mais um nobre trabalho do nosso melhor amigo – o Cão Policial.

Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree