Por que os cães uivam?

A cena é clássica: um cão ou um lobo uivando melancolicamente, com a lua cheia ao fundo. Mas não é só nas noites mais claras de luar que esses animais uivam. E você já parou para pensar por que eles fazem isso?

1134717-7586-it2

De acordo com Rubia Burnier, veterinária especialista em comportamento animal, uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.
“O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir”, diz a veterinária.
Outro motivo que estimula o cão a uivar, ressalta a especialista, é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma “sinfonia de uivos”. Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.
Segundo Rubia, cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. “O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música”, exemplifica a veterinária.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Maristela Souza.Envie a sua também.

Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

3 Comments to Por que os cães uivam?

  1. Rita Laranja disse:

    Olá,
    meu mais velho tá com 17 anos, cego, sem dente, faro comprometido, tem bronquite, naum consegue mais fazer as necessidades no lugar certo…
    Mais o que me angustia no momento é o seguinte: ele está uivando muito… penso que por ter perdido parte dos sentidos, naum consiga perceber q naum está sozinho… como posso ajudá-lo a se sentir melhor?
    obrigada.

  2. Solange disse:

    Filhotinhos YorkShire Micros e Chow Chow. Puríssimos. Pais e Mães no local comprovam procedência e tamanho, Vacinados (V10 e raiva) e vermifugados. Fotos e Contato http://afinalx.blogspot.com Entregamos pessoalmente para Santa Catarina e região de Curitiba.

    Grata!!

    Att.: Solange

    (47) 9166-1240 Vivo 9606-7394 Tim

  3. ana claudia disse:

    Tenho um labrador de um ano e tres meses,ele late demais e agora acorda as 5 horas da manhã para uivar,ele late muito e uiva demais,mas só de madrugada.Não sei mais o que fazer para ele parar pois tenho medo dos vizinhos reclamarem,e não consigo mais dormir direito com os latidos e uivos dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree