Afeganistão usa cães para desarmar minas terrestres

pastoralemao

Cães farejadores treinados estão sendo usados no Afeganistão para ajudar o país a se recuperar de tantos anos de guerras. Em um país onde a cultura não valoriza os cães como animais de estimação, o serviço que estes cães militares está começando a mudar a maneira que muitos afegãos olham para os cães.

Após décadas de guerra, todos os meses ainda morrem no país 62 pessoas – metade delas crianças- devido às explosões de artefatos velhos, segundo dados do Centro de Ação da ONU contra as Minas no Afeganistão (UNMACA), que desde 1989 se dedica à remoção de explosivos.

Os cachorros demonstraram ser grandes aliados no esforço feito pelos 8.500 afegãos que trabalham no Programa de Ação Contra as Minas no Afeganistão (MAPA), e que ainda têm uma enorme tarefa pela frente em um dos países com mais minas e restos de explosivos do mundo. A utilização dos cães para detecção de minas é muito valiosa pois permite acelerar o trabalho de remoção já os cães vasculham uma área seis vezes mais rápido que uma pessoa e seu olfato apurado permite localizar minas enterradas mais fundo e detectar explosivos de plástico que passariam despercebidos pelos detectores de metal usados pelas pessoas.

“Uma das coisas boas desse tipo de cachorro é a sua velocidade. Comparando um cachorro com um humano ou uma máquina, o cão é várias vezes mais rápido, mais barato e mais eficiente” – disse à Agência Efe o orgulhoso Zaenuddin, o chefe de treinadores do Centro canino de Detecção de Minas (MDC) no Afeganistão.

“Quando farejam os explosivos, avisam se sentando e olhando o seu treinador. E, então, outros desmanteladores humanos limpam a área usando uma pequena ferramenta de escavação em um ângulo de 45 graus para impedir que a mina exploda” – explicou.

O Centro canino de Detecção de Minas (MDC) foi criado em 1989 com uma equipe de 14 pessoas e cachorros doados pela Tailândia e treinados por um americano.

O  MDC passou a comprar pastores alemães já treinados por um preço de US$ 12 a14 mil e os reproduzia no Afeganistão, onde nascem anualmente entre 50 e 60 filhotes.

Agora, “temos 165 cachorros preparados para operar e outros 117 em período de treino” – informou Zaenuddin.

Antes deiniciar seu trabalho como cachorro farejador de mnas e explosivos, cão é submetido a um processo de formação de um ano e meio, incluindo socialização e treino. Uma vez reconhecida sua aptidão, “leva dois meses para treinar um cachorro para que aprenda a reconhecer o cheiro do explosivo” e outros dois para acostumá-lo ao seu companheiro humano, com o qual compartilhará licença de trabalho durante um ano, prosseguiu. Um cão desmantelador de minas trabalha por oito anos antes de sua aposentadoria quando pasa a seu um animal de estimação na casa de alguma família disposta a cuidar dele.

“Quando o povo vê o nosso serviço, nos respeita. Porque sabe que os cachorros estão servindo a eles, que podem salvar suas vidas. Os cachorros são heróis”, declarou Zaenuddin.

No mundo todo, estes cachorros treinados ajudam os demanteladores humanos a detectarem e desativarem milhões de minas terrestres, que causam a morte de 15 a 20 mil pessoas por ano em países como Angola, Bósnia, Camboja, Croácia e Moçambique.

No Afeganistão já foram limpos mais de 1,3 bilhão de metros quadrados de terreno desde 1989. Mas ainda existe muito trabalho para as equipes humanas e seus cães pois o Afeganistão continua sendo um dos países mais afetados pelas minas, com quatro milhões de afegãos (15% da população) vivendo ainda em áreas de risco.

Existem 700 milhões de metros quadrados de terreno que ainda precisam ser limpos, tarefa que o Afeganistão se comprometeu a completar até 2013.

No vídeo do canal National Geographic abaixo, você acompanha um treinamento de cães para detectar explosivos.

Related Posts with Thumbnails

Post to Twitter Tweet This Post

Leave a comment Afeganistão usa cães para desarmar minas terrestres

  1. Antonio Sousa disse:

    Prezados Senhores:

    Criamos um blog especializado em caes da raca pastor alemao, e gostariamos de receber a sua visita e caso lhe agrade comente em vosso blog

    http://canilvonpaulus.blogspot.com

    Obrigado,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree