Pergunte à veterinária

Médica veterinária e proprietária da Clínica Veterinária Cantinho Animal, localizada na Vila Mariana (SP). "Antes de ser gente já sabia que seria médica de bicho". Ganhou sua primeira cachorrinha aos 3 anos de idade no Natal.

Toda semana a Dra. Gabi vai te ajudar a tirar dúvidas sobre tudo relacionado a seu cão. Deixe sua dúvida aqui ou escreva para: cachorro_blog@hotmail.com. Obrigado pela sua visita!

Post to Twitter Tweet This Post

245 Comments to Pergunte à veterinária

  1. GabiLovesick disse:

    Ola Raquel,

    cada animal tem o seu biotipo. Cães podem ficar até 3 dias ou mais sem comer, o que é normal.

    O ideal é que você deixe a ração quando ele estiver com fome, ele coma.

    Não de nenhum outro tipo de alimento, ou petisco.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  2. GabiLovesick disse:

    Ola Maria,

    Procure um medico veterinario para que ele possa avaliar melhor.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  3. GabiLovesick disse:

    Ola Humberto.

    Cinomose é uma doença muito triste, e que quando mesmo tratada a tempo, na sua maioria das vezes, ainda assim, deixa sequelas….

    Se em 2 meses vocês não estão tendo um avanço, é dificil que apresente alguma outra resposta…

    Quem poderá avaliar melhor se o animal esta ou não sofrendo é o Médico Veterinário que esta tratando-o.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  4. GabiLovesick disse:

    Ola Elaine,

    Parabéns pelos filhotes!

    É bem provável que isso que esteja saindo seja a Placenta.

    Procure seu medico veterinário para que ele confirme que todas as placentas foram expelidas.

    Boa sorte,
    Dra. Gabi

  5. GabiLovesick disse:

    Ola Aline,

    precisamos descobrir o motivo no qual esta fazendo com que ela tenha colica.

    Para isso sera necessario a realização de exames complementares como Ultrasom.

    Se não descobrirmos a causa, não conseguiremos resolver o problema.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  6. GabiLovesick disse:

    Ola Rejane,

    é necessario a realização de exames complementares para podermos descobrir qual a patologia correta que seu animal tem.

    Se é apenas uma gripe, ou se é uma virose como Cinomose por exemplo.

    Não adianta dar medicamente se não se sabe ao certo o que ela tem.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  7. GabiLovesick disse:

    Ola,

    se as vacinas do seu animal estão em ordem, é muito dificil que seu animal esteja com raiva.

    Essa salivação excessiva pode ser alguma alteração na glandula salivar, ou até mesmo algo relacionado aos seus dentes.

    Animais portadores de raiva apresentam sintomas neurologicos em torno de 10 dias após contrairem a doença.

    A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

    No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.

    O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

    - Forma mais comum: contato com saliva de animais doentes, através de mordeduras, arranhões ou lambeduras em pele lesada ou mucosa.

    - Na literatura só há referências de transmissão inter-humana através do transplante de córnea.

    - A fonte de infecção é o animal infectado pelo vírus da raiva. Em espaços urbanos, o principal transmissor é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

    - Animais silvestres são os reservatórios naturais do vírus, propiciando a contaminação de animais domésticos.

    Espero poder ter tirado suas duvidas.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  8. GabiLovesick disse:

    Ola Viviane,

    pelasua descrição é provavel que seu animal esteja com ectoparasitas. Mas para poder fechar um diagnostico e ter o melhor tratamento você deve procurar um Médico Veterinário, pois só através de uma avaliação e exames é que podemos fechar o diagnóstico do seu animal.

    Boa sorte,
    Dra. Gabi

  9. GabiLovesick disse:

    Ola Bete,

    é muito dificil só com essa idade sabermos se realmente eles são poodles ou não.

    O importante é que agora que você os comprou, lembre-se que eles são uma vida que ficará dependendo de você durante longos anos, idependente se eles são puros ou não!

    De amor e carinho sempre!

    Boa Sorte,

    Dra. Gabi

  10. ana disse:

    Doutora, estou desesperada tenho um labrador e nas patas e no rabo têm uma partes que estão puro carne viva (do tamanho de uma impinge), o que pode ser? Mudei tem um ano de Brasília para Cuiabá pode ser o clima ou não?

  11. Juliana disse:

    Olá!Me ajude por favor!

    Meu cachorro é vira-lata com pequinês, tem 14 anos e ultimamente tem desmaiado bastante.Acredito que seja convulsão,porque ele cai, fica esticado, chora, geme.Quando ele late muito acontece isso. Ele anda bambeando, meio torto.Quero dar gardenal pra ele, gostaria de saber qual dose seria correta.

    Obrigada

  12. Carol disse:

    Olá Gabi.

    Eu comprei um filhote de beagle com 1 e meio, ja com a primeira vacina feita. Ontem ele começou a fazer cocô mole e com um pouco de sangue e também não quer comer. O que ele pode ter?

  13. camila disse:

    ola!! tenho um cachorro filhote de sharpei ele tem 3 meses. e esta acontecendo uma coisa com ele fica girando muito pra direita e qunado ele esta contente gira mais e sempre pra direita. pode me ajudar..

  14. Grazi disse:

    Oi bom dia!!
    Meu cachorro fez duas cirurgias delicadas ele coloko um pino na pata, fico 2 meses internado, e hoje demanha fui olhar a pata dele e tem uma bolinha vermelha! isso pode ser alguma inflamaçao??
    desde já agradeço !!
    O blog e muitoo bommm

  15. cleide disse:

    Olá Doutora.
    tenho um labrador femea preta ela esta no cio entrou dia 21/10 gostaria de saber qual e a melhor data para coloca-la para cruzar? O macho tbm e labrador só que e amarelo tem algum problema nisso? aguardo resposta por e-mail
    Bjs e obrigado

  16. luuisa disse:

    Olá, meu nome é Luísa.
    Entreino site, pois minha cadelinha de 4 anos, raça vira-lata anda a alguns dias sentando muito, e lambendo toda hora sua genital. Achei que não fosse nada mas depois fui observar e notei unns pelinhos pretos, pontinhos, não sei especificar ao redor de sua vagina. Seu comportamento não mudou, está comendo normal, apenas sentando toda hora, e mais reservada, pois isso deve estar incomodando um pouco.

    Agradeço se puder responder rápido ao meu e-mail.

    Vou leva-la ao veterinario, masse tiver uma idéia do que seja, avise-me.

  17. Helena Cunha disse:

    Dra. Gabi, tenho uma Pintcher a(LILI) de 6 anos que desde bebê já tem mania de lamber, lambe tudo, sofá, lençois, roupa da gente, só para quando dorme e olha que demora dormir. Será que é estress? Fico com pena porque tem gente que não gosta, e percebo que ela fica com a língua seca tadinha. O que faço pra ajudá-la.

  18. leandra disse:

    Como devo cuidar dos dentes do meu cachorro? ele é um poodle e se chama Harison.

  19. Ketty disse:

    Ola Dra. Gabi
    A minha Poodle de 3 anos teve diarréia com sangue (comeu moussaka que é berinjela.batata carne moida e molha branco) durante 8 horas. Após faz tres dias que não come e nem faz coco, só toma água e faz xixi. O que devo fazer estou desesperada. A minha vizinha e estudante de veterinaria e me disse para eu dar buscopon e se continuar sem comer dar soro. O que eu devo fazer
    obrigada pela sua atenção
    Ketty

  20. ceciliabalbi disse:

    tenho um poodle de 15anos to dando p ele lotensin, ele e alergico seta com falta de arposso continua com.lotensin.ajud e me por favor.cecilia.

  21. ceciliabalbi disse:

    OLA DOUTORA, TENHO UM POODL DE 15 ANO ULTIMAMENTE TEM FALTA DE AR ,ESTOU DANDO LOTENSIN, CAO ALERGICO PODE TOMAR.MUITO OBRIGADA .

  22. SABRINA disse:

    Olá, meu nome é Sabrina e gostaria de saber informações de remédio. Eu achei um gatinho filhote e ele foi atropelado, eu e o meu marido levamos ele no veterinário e o cara pediu para dar 3 gotas de dipirona, mas o gatinho espumou a boca, ai levamos para outra veterinariaq fez raio-x, ultrasson, e ela passou 2 remédio, mais um nao tinha na farmácia entao eu trouxe o outro e dei 1 gota e aconteceu a msm coisa, ele espumava a boca e começou a vomitar em pequenos entervalos e miava de dor e eu dei umas gotinhas de agua ele ficou louco miava alto e morreu. Eu nao entendi porque ele morreu,será que foi o remedio, a agua. Por favor me ajuda a entender. O nome do remédio écetoprofeno. O gatinho pesava 500grama e na ultrasson nao dei osso quebrada nem perfuraçao de orgão, apenas perdeu o movimento das pernas mais ela disse que poderia voltar com o tempo.

  23. camila disse:

    tenho uma labradora de 2anos e 2meses gostaria de saber se posso compra uma filhote de weimaner para ficar junto com ela?

  24. laura disse:

    minha cadela fica se tremendo nao consegue nem ficar em pe de reito enfim eu queria saber se tem algum tratamento ou remedios por favor me responda logo e caso de emergencia .

  25. Tami disse:

    Ola!
    Tenho um cachorrinho de 16 aninhos, na verdade nós o adotamos à 3 meses, no momento ele esta com glaucoma e um úlcera no olho esquerdo, e provavelmente fara uma cirurgia para reverter essa triste situação, na verdade minha dúvida é emrelação ao fucinho, desde que estamos com ele e segundo aos donos anteriores ele ja tinha um ressecamento. Estou passando vetaglos apos fazer uma boa lavagem com soro fisiologico, onde sai bastante secreção, tanto que se deixo dias sem limpar ele fica com um dos orifícios obstruídos, a segreção é preta, como se fosse pedacinhos do próprio fucinho. Queria saber se isso é causado por algum tipo de fungo, idade ou se esta relacionado ao probleminha do olho como comentei acima, ou quais outras situações possiveis podem estar ocasionando isso, e que solução tomar…obrigada

  26. Gisele disse:

    Olá Dra. Tenho uma poodle de 10 anos, de um tempo pra cá, a pele em volta da vagina dela está formando uma crosta preta, o que poderia ser?
    Obrigada, aguardo sua resposta.
    Gisele

  27. katia alves disse:

    ola.a pouco tempo estive por aqui fazendo perguntas sobre minha cadelinha de 4 meses. q adoeceu. infelismente ela morreu. ela estava com forte bacteria no estomago e intestino. agora comprei uma outra, que esta com as vacinas em dias, e aparentemente saudavel. existe alguma possibilidade dela adquirir a doença da cadelinha anterior, por algum virus que poderá existir em minha casa? como evitar?

  28. gislaine colina disse:

    tenho um cachorro um mini basset,que a duas semanas começou com o olho colando agora esta sem apetiti sem tomar ate agua so na seringa chora muito anda cambaleando e esta repuchando as patas trazeiras gostaria de saber se e contagioso pois eu tenho mais dois caes iguais e se tem como curar pois estou sofrendo junto
    obrigada gislaine

  29. tenho um cao mini basset de 4 anos que esta com o olho colando,sem apetite nem agua quer tomar repucha as patas trazeiras e anda cambaleando chora muito gostaria de saber o que poderia ser pois ja fui em alguns veterinarios e cada hora falam uma coisa queria saber se pega pois tenho mais dois caes da mesma raça..
    obrigada

  30. tenho um cao da raça mini basset de 4 anos que aduas semanas esta com o olho grudando,sem apetite e nem agua quer tomar chora muito e esta andando cammbaleando e repucha as patas trazeiras,gostaria de saber o que pode ser pois o veterinario que eu levo cada hora fala uma coisa,queria saber se e contagioso pois tenho mais dois caes da mesma raça obrigada

  31. anne shirley disse:

    ola Gabi, eu tenho um casal de rotts, e estou preocupada com a minha cadela ela tem 6 anos e eu tinha observado que estava saindo uma secreçao amarela da vagina dela e agora ultimamente vem aumentando, o que sera? ela estar bem, e tambem suspeito que ela esteja prenha, me ajude gabi, e o macho estar com uma ferida ao lado do rosto, estar so o cascão, como estivesse caindo o pelo e ficando so o buraco entende, ai fica aquela cascão grosso, ele tem 5 anos, o que será? obrigada pela atenção, responda para o meu imail por favor.

  32. bruna puldo disse:

    gostaria de saber o que e bom para parar de cair o pelo da minha cachorra ela tem 3meses ja troquei o sabonete a raçao e nao adiantou nada ela é da raçao puldo por favor me ajuda………………

  33. carlos alberto pereira disse:

    boa tarde dra.aqui em minha cidade foi abandonado um cao de raça lindo,mas com problemas na vista,tudo indica que seja ceracojuntivite.por este motivo ficou abandonado,foi ai que nos estamos cuidando dele com alimentação banho,limpo a vista dele com soro,mas aqui não tem veterinario especialisado em oftalmologia,quero orientação.primeiro e se corro risco de pegar a doença e qual medicamento indicado para amenisar o sofrimento do cão.dra.me ajude a cuidar deste infeliz lindo cachorro.

  34. bianca disse:

    bom dia gabi, sempre tive cachorros. atualmente tenho dois, viralatas, uma femea castrada parecida com um border collie (Tati) de aprox. 6 anos e um macho de aprox. 3 anos (Choco), parecendo um labrador cholocate encolhido, mas com a mesma disposição e força de um grande. O Choco veio filhotinho e cresceu ao lado da
    Tati, são inseparáveis, fazem tudo juntos. Choco sempre teve um pelo denso, curto, mais duro e bastante oleoso, Tati não, mas ambos comem a mesma ração. Já troquei de tipo, marca, sabor, mas o pelo/a pele dele não muda. Ambos dormem em local coberto, ventilado, em estrados de madeira. O pet shop sugeriu consultar um vet para verificar se há algum problema, por isso estou entrando em contato. Ele é bastante agitado, cheio de energia. Uma outra muito coisa curiosa é que só a saliva dele, quando lambe minhas mãos ou me mordisca provoca coceira instantânea em mim, a da Tati não. Você acha que isso tudo é normal ou deveria levá-lo ao vet?

  35. Gabriela disse:

    Olá gabi gostaria muito de saber o que posso fazer para tirar a mancha amarelada que fica na minha cachorrinha, por ela fazer xixi creio que isso faz que fique amarelado na parte das perninhas trazeiras e no rabinho ela é branca da raça lhasa apso se tiver alguma maneira de tirar isso me diga . aguardo respostas beijos.

  36. elaine disse:

    meu pudlle tem 5 meses e caiu da cama, ta chorando muito e anda com a patinha traseira pra cima, o que devo fazer? sera que ela quebrou alguma coisa? me ajude por favor….

  37. rodrigo siqueira disse:

    tenho uma cadela que pegou uveite e mesmo o tratamento recomendado pelo vet sendo feito a lesao se agravou e agora infelizmente ela perdeu a visão mas criou um coagulo de sangue no olho dela. quero saber qual a maneira de neutralizar o olho dela permanentemente, já que todos os tratamentos não deram certo.

    grato.

  38. Iolanda disse:

    Tenho uma cachorra podoo já tem dez anos eu acho que ela estava com esfriado dei dipirona 5 gotas por 4 dias,mas ela continua a ficar com a lingua para fora labendo o nariz.
    Obs: não tem febre como muito bem e bebe bastante agua.
    Mesmo assim fico preocupada!!!!
    Grata
    Iolanda

  39. meu cahcorro tem uma mancha branca na baao preta do olho o que e

  40. vitor disse:

    Então, minha cachorra e muuuito apegada mesmo ao meu padrasto, e agora ela nao pode chegar peerto dele por que ele operoua vista, e ela esta muito triste. Tem algo que eu possa fazer?

    Obrigado.
    Grande abraço, vitor1

  41. vanildo disse:

    Meu cachorro de 6 kilos tomou uma dose de 4ml de pulmodrazin,e ele teve tres convulsoes e tremedeiras ,gostaria de saber se ele e alergico a esse medicamento, ou isso ocorreu por causa da superdosagem de medicamento?

  42. mirian disse:

    doutora tenho uma cadelinha york ela teve cria agora dia 1 de novembro,so que ela tem feito coisas que ela nunca trnha feito ..ex:ela faz xixi no jornalzino bebe o xixi e depois se esfrega nele,e vive com os filhotinhos na boca fico com medo dela fazer alguma coisa com eles….o que faço!!!! isso e normal depois do parto????

  43. GabiLovesick disse:

    Ola Carol,

    não é porque o seu animal tomou a primeira vacina que ele esta imune.
    Mas também devemos observar muitos outros fatores, como verminose, ou até mesmo troca de ração.
    Procure o Médico Veterinário responsável de onde você comprou o filhote e ele poderá te dar mais orientações.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  44. GabiLovesick disse:

    Ola Camila,

    Procure um Médico Veterinário, pois essa sua descrição pode haver algo relacionado ao Sistema Nervoso, podendo este estar sendo acometido devido a uma virose ou até mesmo uma otite.
    Somente após um exame completo realizado por um Médico Veterinário que poderemos fechar algum diagnostico.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  45. GabiLovesick disse:

    Ola Grazi,

    procure o médico que fez a cirurgia. Algumas vezes os animais tem rejeição ao “pino”. Isso pode ser resolvido com a remoção do mesmo. Por isso procure o mesmo Médico Veterinário que realizou a cirurgia.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  46. GabiLovesick disse:

    Ola Leandra,

    Parabéns pela sua preocupação com o Harison!!
    O ideal é que seja feita a escovação dentária diária com pasta de dente especifica para cães. Pastas humanas não devem ser usadas em animais!

    Boa sorte,
    Dra.Gabi

  47. GabiLovesick disse:

    Ola Anne,

    é muito impossivel fazer um diagnostico sem examinar o animal.
    Procure um Médico Veterinário proximo e de sua confiança.
    É provavel que sua femea esteja com infecção uterina, e precise ser castrada com urgencia.
    Seu macho, precisa-se descobrir o porque dessa ferida.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  48. GabiLovesick disse:

    Ola Bruna,

    Precisamos descobrir o porque ela esta perdendo pêlos, se é só troca de pelagem pela mudança de estação, pela mudança de pelagem de filhote para pelagem adulta, ou se é alguma alergia.

    Procure um Médico Veterinário de sua confiança para que ele possa examina-la e te orientar melhor.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  49. GabiLovesick disse:

    Ola Carlos,

    Procure um Médico Veterinário, mesmo não sendo especialista, ele te dará melhores orientações examinando o animal.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

  50. GabiLovesick disse:

    Ola Bianca,

    Primeiramente Parabéns pelos seus filhotes!!!

    O ideal é que você leve-o ao Veterinário, pois só ele olhando e examinando o choco poderá te oreintar melhor.

    Boa Sorte,
    Dra. Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree